Retinopatia Diabética: a maior causadora de cegueira em pacientes em idade laboral

Você sabia que a diabetes pode comprometer e reduzir a capacidade da nossa visão? Sim, a doença pode atacar a retina - estrutura do olho que capta os sinais luminosos e os envia ao cérebro, onde são geradas as imagens que vemos. É o que oftalmologistas chamam de retinopatia diabética, a maior causa de cegueira em pacientes em idade laboral. Ela é responsável por 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira provenientes de doenças oculares em todo o mundo.

Mas por que isso acontece?

A glicose pode chegar a altas taxas no sangue quando a doença não é controlada. E, dentre os diversos males causados pelo diabetes, estão os problemas no coração, artérias, rins, nervos e, também, nos olhos.

Se o paciente for diagnosticado durante as fases iniciais, esse processo pode até mesmo regredir com o controle da glicemia. Caso contrário, irão aparecer microaneurismas (pequenas hemorragias) que podem evoluir, causando vazamento e acúmulo de líquido e lipídios dentro da retina. E isso é o que acaba gerando o chamado edema macular - considerado a principal causa de baixa visão central.

Além das pequenas hemorragias, os finos vasos que irrigam os olhos incham e podem se romper ou mesmo ter seu fluxo dificultado e, em alguns casos, formam-se vasos anormais. Conforme os sintomas vão piorando, a pessoa pode se queixar de estar vendo “moscas volantes”, de estar com a visão turva, dificuldade de enxergar à noite e também as cores - que parecem borradas, ou sem nitidez.

Hoje, a retinopatia diabética ainda é a maior causa de cegueira nas pessoas entre 20 e 60 anos de idade. Ainda assim, mais de 90% dos casos poderiam ser evitados com o diagnóstico e tratamento precoces. Para isso, basta passar por consultas e realizar exames regularmente, pois essa é a maneira mais eficaz e fácil de manter a doença sob controle. As pessoas que apresentam lesões nos olhos relacionadas à diabetes precisam de acompanhamento médico frequente pois, portadores da doença têm quase 30 vezes mais chances de perder a visão.

Além disso,  cerca de 50% das pessoas que convivem com a doença desenvolverão algum grau de retinopatia diabética ao longo da vida. As chances de problemas oculares aumentam com o tempo. Após 15 anos de doença, cerca de 2% das pessoas ficam cegas, e cerca de 10% desenvolvem perda visual grave.

Mas a boa notícia é que o diagnóstico e o tratamento na fase inicial podem diminuir o risco de deterioração da visão na maioria dos casos de retinopatia diabética. Isso se torna ainda mais relevante porque a capacidade visual perdida em decorrência da condição não pode ser restaurada.

Então, não deixe para depois. Mantenha uma rotina de consultas periódicas e conserve sua saúde ocular sempre em dia.

Nossa equipe de profissionais especializados está à disposição para esclarecer suas dúvidas.

Não esqueça: enxergar bem é um dos principais fatores para ter qualidade de vida, portanto, fique de olho!

Responsável Técnico: Nelson Balestro Jr – CREMERS 22790