• (51) 99589-1668
  • (51) 3712-1131
  • Estrela - RS
Existe relação entre atividade física e saúde ocular?

 

A prática regular de atividade física oferece uma ampla lista de benefícios para a saúde, que se estendem também aos olhos.

Para a maioria dos casos relacionados diretamente à saúde ocular, as atividades aeróbicas, como caminhadas, corridas, bike e natação são as mais indicadas. Sua prática regular pode prevenir ou combater várias doenças, tais como:

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): simples caminhadas, quando realizadas regularmente, podem reduzir muito as chances de adquirir a doença.

Glaucoma: atividades aeróbicas são eficazes tanto na prevenção quanto no controle do glaucoma já instalado, pois ajudam na vascularização dos olhos e regulam a pressão arterial e intraocular. 

Ceratocone: nesse caso, a natação é especialmente recomendada, pois a umidade do ar perto da piscina evita manifestações alérgicas das vias respiratórias, que podem agravar o ceratocone.

Miopia: a corrida ao ar livre é uma excelente opção para prevenir esse problema, pois enxerga-se o que está no horizonte, exercitando naturalmente a visão para longe.

Catarata relacionada à idade: de acordo com estudos internacionais, as atividades aeróbicas ajudam a combater a catarata. Um deles apontou uma redução de 10% nos casos entre praticantes regulares de caminhadas e pedaladas.

Retinopatia diabética: os exercícios auxiliam no processo metabólico da glicose no sangue e no controle dos níveis de glicemia, prevenindo o surgimento ou o descontrole do quadro de diabetes.

Falando em diabetes, ele não é o único problema que pode desencadear doenças oculares. A hipertensão arterial descontrolada também pode interferir no metabolismo sanguíneo normal e ocasionar dilatação nos vasos da retina,  provocando lesões e hemorragias oculares.

Já o estresse oxidativo, que ocorre quando há produção excessiva de radicais livres, aumenta a predisposição a doenças como catarata, olho seco, uveíte, inflamação da córnea, ceratite e degeneração macular. 

Por isso é tão necessário evitar o sedentarismo, dedicando um tempo diário a atividades aeróbicas que ajudam a prevenir e diminuir esses efeitos. 

Mas é importante ter alguns cuidados durante os exercícios, como utilizar toalhas higienizadas para secar o suor durante a prática, assim como bonés ou bandanas, a fim de evitar que ele escorra para os olhos, provocando ardência e coceira. Nas atividades ao ar livre, é necessário investir em óculos de sol com proteção UV e bonés, para se proteger do sol. Além disso, quem usa óculos de grau e pratica atividades de alto impacto e velocidade deve consultar um oftalmologista sobre as alternativas, como lentes de contato ou óculos apropriados para o exercício. 

Em caso de dúvidas, deve-se buscar orientação de um médico oftalmologista antes de iniciar sua rotina de atividades físicas, para desfrutar de todos os seus benefícios com segurança.

 

Responsável Técnico: Nelson Balestro Jr – CREMERS 22790

NEWSLETTER

LOCALIZAÇÃO

R. Geraldo Pereira, 400
Alto da Bronze, Estrela - RS

Desenvolvido por Artistic Web e Respira Comunicação