Descolamento de retina

O descolamento de retina acontece quando as camadas da retina se separam

Qualquer parte da retina que se separa não pode enviar sinais para o cérebro. Se o descolamento de retina não for tratado, este pode afetar seriamente a visão. A retina é a camada de nervos que cobre a parte posterior do olho. A função da retina é sentir a luz e criar impulsos elétricos que são enviados através do nervo óptico para o cérebro. A retina recebe e processa tudo o que vemos como se fosse o filme de uma máquina fotográfica. É através dos cones e dos bastonetes (células fotorreceptoras) que a visão é formada.

Sintomas da visão

O descolamento de retina é considerado uma emergência ocular que requer atenção médica imediata. Se isto acontece, o que você vê depende do local do descolamento. Um descolamento periférico de retina pode causar o aparecimento de uma sombra na visão lateral. Um descolamento na área macular causará uma perda da visão central. Estas condições requerem exames de rotina com um médico oftalmologista.

Visão com descolamento de retina

Visão com descolamento de retina

Causas

A ruptura retiniana afeta cerca de uma a cada 10 mil pessoas, a cada ano, e é bilateral (nos dois olhos) em aproximadamente 10% dos casos. A principal causa de deslocamento da retina está associada a tração vitreorretiniana e a degenerações retinianas periféricas além do acumulo de líquido sob a retina causando a perda progressiva do campo de visão, até que acometa a mácula e determine a perda visual central.

Tratamentos

Grande parte dos descolamentos de retina requerem procedimento cirúrgico para reposicionar a retina no fundo olho. Entre os métodos utilizados, estão a retinopexia com ou sem vitrectomia posterior associada, laser, crioterapia (congelamento) e introflexão escleral.

O método a ser utilizado irá depender do tipo e tamanho do descolamento e da conduta mais adequada determinada pelo médico. Em alguns casos, o descolamento pode lesar a retina fazendo com que alguns pacientes não recuperem sua visão perfeita. A qualidade da visão após o procedimento cirúrgico dependerá, em parte, do quanto a visão do paciente foi afetada.

Assim como o descolamento, doenças como a retinopatia diabética, o glaucoma, a degeneração macular, entre outros,  podem afetar a sua retina e a sua visão. Estas condições exigem um acompanhamento médico imediato para reduzir as possibilidades de danos a sua visão e um tratamento adequado.

A Clínica Balestro está localizada na cidade de Estrela, Rio Grande do Sul. Somos especialistas em saúde e rejuvenescimento visual. Oferecemos serviços de excelência para nossos clientes através de nossos médicos e equipe altamente qualificados. Estamos preparados para esclarecer suas dúvidas e cuidar da sua saúde visual.