Sintomas, causas e tratamentos para a conjuntivite

Você já acordou com as pálpebras grudadas e inchadas, passou dias com as vistas ardendo, avermelhadas, com a sensação de que estava com areia dentro dos olhos? Saiba que, possivelmente, você estava enfrentando uma conjuntivite - uma inflamação na membrana que reveste a parte branca dos olhos.
Mas quais são as suas causas?
Ela pode ser desencadeada por reações alérgicas ou então por exposição à vírus e bactérias. Nestes dois últimos casos, é denominada como conjuntivite infecciosa.
Geralmente, ela não costuma causar grandes ‘estragos’, mas a irritação pode ser bem incômoda, especialmente nos primeiros dias. Para aliviar os sintomas, podem ser utilizadas compressas de água fria e colírios do tipo lágrima artificial, que irão lubrificar os olhos; Os óculos de sol também são importantes aliados, pois ajudam a reduzir a sensibilidade à luz.
Para evitar a reincidência da conjuntivite, os lenços utilizados como compressas e para limpar a secreção que escorre dos olhos devem ser descartáveis e o colírio não deve ser encostado na superfície quando for aplicado. Outra dica importante: jamais coce os olhos! Embora seja tentador, só irá piorar o quadro.
Geralmente, o problema regride sozinho, mas em alguns casos o médico pode receitar colírios específicos com antibióticos ou anti-inflamatórios, dependendo da origem da conjuntivite.