Quais os tipos de catarata?

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho) que causa a impressão de uma visão nublada, embaçada e enevoada em quem a possui. Na maioria dos casos, a doença se desenvolve lentamente e não perturba desde o início, mas com o passar do tempo acaba interferindo muito na visão, prejudicando a realização de simples tarefas como ler e dirigir. Em seus estágios iniciais, fazer o uso de óculos e estar em ambientes mais iluminados já ajuda a enxergar melhor, no entanto, quando a catarata está mais avançada, é necessário fazer a cirurgia de correção, visto que a doença pode acarretar em cegueira. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas.
Existem 5 tipos de catarata:
- Catarata relacionada a idade: também chamada de catarata senil. Como o próprio nome revela, esta variação da doença ocorre devido ao envelhecimento da pessoa. Ela pode ser nuclear (se forma no centro da lente; o centro do olho pode ficar com uma coloração amarela ou castanha), cortical (aparece em forma de cunha em volta das extremidades do núcleo) e subcapsular posterior (se forma mais rapidamente e afeta a parte de trás da lente).
- Catarata congênita: está presente desde o nascimento ou se forma durante o primeiro ano do bebê. Ela é desenvolvida ainda durante a gravidez, em casos de mães que têm alguma infecção ou utilizam álcool e drogas durante a gestação.
- Catarata secundária: é causada por medicamentos ou doenças como glaucoma e diabetes.
- Catarata traumática: se desenvolve após uma lesão no olho, podendo se manifestar logo em seguida ou depois de alguns anos.
- Catarata de radiação: se desenvolve após a pessoa ficar exposta a tratamentos de radiação, como para tratar o câncer, por exemplo.