Glaucoma

O glaucoma é uma doença que causa cegueira por perda da comunicação entre o olho e o cérebro a partir de um nervo óptico que vai perdendo fibras - e está quase sempre relacionado a uma pressão intraocular excessiva. Ocorre com mais frequência em pessoas com idade acima dos 40 anos que tenham histórico familiar e, em casos raros, pode ter origem congênita - situação em que o bebê já nasce com a doença.
Geralmente é assintomática, apresentando somente o problema da perda da visão, que compromete primeiro a área periférica e, conforme prossegue, torna a visão tubular. Pode provocar visão embaçada, vermelhidão dos olhos, dores de cabeça e alguns pacientes relatam, também, enxergar uma espécie de halo (círculo na visão) ao redor das luzes e sofrer de náuseas constantes.
Já nas crianças que nascem com glaucoma, a córnea fica com uma aparência branco-azulada, como se estivesse coberta por uma membrana. Além disso, o globo ocular apresenta um tamanho maior do que o normal. Esse tipo de glaucoma costuma ser atípico, mas, caso ocorra, pode ser identificado já no primeiro ano de vida da criança.
Embora seja um problema comum, o glaucoma não tem cura. Porém, a identificação precoce acompanhada do tratamento indicado pelo oftalmologista promove uma melhora significativa e controla a doença. Para o tratamento, normalmente são receitados colírios para baixar a pressão ocular que precisam ser usados durante toda a vida. Apesar da cirurgia apresentar riscos ao paciente e não ser a solução mais indicada, pode ser preciso uma intervenção clínica em situações em que a doença se encontra em estágio avançado.
Por isso, é importante fazer exames periódicos com seu oftalmologista, pelo menos uma vez a cada ano. Se você está incluso em algum grupo de risco, ou notou diminuição da visão, procure seu médico o mais breve possível. Assim, as chances de controlar a doença são maiores e você pode usufruir de uma vida com mais qualidade.