Derrame Ocular (Hemorragia Subconjuntival)

Pequenas manchas de sangue que surgem na parte branca dos olhos podem ocorrer por diversas causas, exigindo exames clínicos para descartar a possibilidade de problemas graves. De acordo com o Hospital de Olhos de São Paulo, a frequência de casos de derrame ocular é alta, estando entre as dez ocorrências mais recorrentes no pronto-socorro. A peridiocidade está associada a diversos fatores, desde um simples esforço físico excessivo até uma crise hipertensiva séria, por isso, qualquer indício deve ser avalidado por um médico o mais breve possível.
As principais causas do derrame ocular são:
- Trauma local;
- Ato de coçar os olhos;
- Crise de náuseas e vômitos;
- Tosse intensa;
- Espirros;
- Alteração postural brusca.
Os 4 últimos fatores indicados podem levar a um aumento repentino da pressão arterial e, consequentemente, apresentar manifestações em vasos de pequeno calibre, como o rompimento de pequenas veias na superfície do olho.
A hemorragia subconjuntival causa um incômodo muito mais visual do que físico, já que dificilmente causa dor ou desconforto. A mancha pode permanecer pelo período de uma a duas semanas, aumentando de tamanho e mudando de posição conforme ocorre a cicatrização e a absorção do sangue que se espalhou pela região.
O tratamento da hemorragia ocular é indicado apenas em casos em que a pessoa apresenta algum desconforto. Por isso, é fundamental a conversa com um médico para se buscar a causa e o tratamento adequado para cada situação.