Causas, tipos e tratamentos do Estrabismo

O estrabismo é um distúrbio que afeta a simetria entre os dois olhos, em que estes apontam para direções diferentes. O problema pode ser percebido já nos primeiros meses de vida, mas também pode vir a acometer adultos por diferentes razões. Existem três tipos de estrabismo:
- o convergente (esotropia), quando um ou ambos os olhos se alinham para o centro, em direção ao nariz;
- o divergente (exotropia), quando um ou os dois olhos se direcionam para fora;
- o vertical (hipertropia), quando o deslocamento é para cima ou para baixo.
O estrabismo pode ser constante e se manifestar sempre no mesmo olho ou então ser alternante, aparecendo ora em um olho, ora no outro. Pode ainda ser intermitente, surgindo de vez em quando, ou latente, sendo perceptível apenas em algumas ocasiões - como em fotografias, por exemplo.
Diversos fatores podem ocasionar o estrabismo:
- dificuldade motora para controlar o movimento dos olhos;
- grau elevado de hipermetropia, o que força a aproximação dos olhos para compensar a dificuldade de visão;
- baixa visão em um dos olhos;
- doenças neurológicas como AVC, paralisia cerebral e traumas;
- doenças genéticas como Síndrome de Down;
- doenças oculares como a catarata congênita;
- doenças infecciosas como meningite e encefalite;
- problemas na tireoide;
- diabetes e
- hereditariedade.
O tratamento do estrabismo começa pela correção do que ocasionou o distúrbio e, quanto antes for iniciado, melhores e mais rápidos serão os resultados. Para isso, podem ser recomendados colírios, óculos, exercícios ortóticos para o fortalecimento dos músculos e tamponamento do olho com visão normal para estimular o outro com deficiência. Quando o desvio se mantém mesmo depois destas tentativas de correção, a cirurgia é recomendada. Não existe idade ideal para iniciar o tratamento. Ele pode ser feito a qualquer momento, mas os resultados sempre serão melhores se for seguido à risca e iniciado precocemente. A falta de correção pode acarretar em perda total da visão no olho afetado.