Visão com catarata

A cirurgia de catarata pode restaurar 100% da visão e melhorar a qualidade de vida dos pacientes

A catarata é um escurecimento do cristalino (lente natural que fica dentro do olho). A medida em que o cristalino escurece, a visão fica cada vez mais embaçada ou desfocada, prejudicando as atividades diárias. Nestes casos, o único tratamento que possibilita à pessoa enxergar bem novamente é a cirurgia de catarata com implante de lente intraocular.

A lente natural dos olhos (cristalino) é transparente e composta, em sua maioria, de água e proteína. Em alguns casos, com o processo natural de envelhecimento dos olhos, algumas proteínas sofrem mudanças. Estas mudanças transformam a lente transparente em turva e esbranquiçada. Quando isso ocorre, a luz que passa pelos olhos para formar a visão torna-se dispersa e sem foco. O resultado é que, tanto a visão de perto quanto a de longe, ficam borradas.

Principais sintomas da catarata

Da mesma forma que o vidro embaçado de um carro desfoca a imagem, qualquer catarata significativa desfocará a visão. Quanto mais a opacificação do cristalino aumentar, mais sintomas irão se desenvolver. Entre os principais sintomas podemos citar:

• Embaçamento indolor da visão;
  • Sensibilidade à luz e ao brilho (ofuscamento);
  • Mudanças frequentes de receita para óculos;
  • Visão dupla em um dos olhos;
  • A necessidade de mais luz para leitura;
  • Visão noturna pobre;
  • Alteração nas cores incluindo desbotamento ou amarelamento das cores.
  • Aparecimento de miopia ou astigmatismo devido a alterações na refração.

Visão normal e com Catarata

A evolução da catarata pode ser muito lenta e a alteração da visão pode não ser percebida até que esteja muito diminuída.

Cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino opacificado e, no seu lugar, o implante de uma lente intraocular. O procedimento é realizado com incisões pequenas e permite ao paciente retomar suas atividades normais logo após a cirurgia. Esta lente possui um grau adequado para cada pessoa.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo. No Brasil, segundo dados do ministério da Saúde, em torno de 700 mil cirurgias de catarata são realizadas anualmente. A remoção da catarata é considerado um procedimento comum, sendo realizado com segurança milhares de vezes por ano. A evolução nesta área é constante no que diz respeito à equipamentos, técnicas, materiais e lentes utilizadas para realizar o procedimento.

Lente multifocal

Para corrigir o problema da catarata é necessário remover o cristalino opacificado e, no lugar deste, implantar uma lente intraocular. Esta lente intraocular (LIO) pode ser monofocal ou multifocal. O médico, juntamente com o paciente, irá determinar qual ou quais opções de lente são mais indicadas para cada caso.

Os constantes avanços para o tratamento dos pacientes que sofrem com os efeitos da catarata permitem a substituição do cristalino por uma lente intraocular multifocal. Esta lente devolve a visão de perto, intermediária e para distância de forma natural e sem óculos.

A catarata é um sinal de envelhecimento dos olhos, mas ela não precisa alterar o seu estilo de vida. A Clínica Balestro está localizada na cidade de Estrela, Rio Grande do Sul e disponibiliza aos seus clientes o que existe de mais moderno para o tratamento desta doença proporcionando rejuvenescimento e saúde visual.