Cirurgia Refrativa iLasik

iLASIK corrige miopia, astigmatismo, hipermetropia e vista cansada

O procedimento iLASIK é a combinação do laser de Femtossegundo iFS e o Excimer Laser VISX S4IR. Juntos, estes dois equipamentos corrigem miopia, astigmatismo, hipermetropia, vista cansada ou outros erros refrativos, tenha você 20, 30 ou 50 anos de idade. Esta é uma maneira rápida e eficaz para muitas pessoas melhorarem sua visão sem o uso de óculos ou lentes.

Entre os principais benefícios deste procedimento, podemos destacar uma melhor visão, eliminação ou redução do desconforto pós-operatório, mais segurança e alto índice de precisão. Além disso, estas tecnologias avançadas para correção da visão são aprovadas pelo FDA e pela ANVISA.

O procedimento iLASIK guiado por frente de onda (wavefront) permite ao médico medir com precisão e criar um tratamento personalizado para as imperfeições únicas em cada olho, proporcionando um procedimento verdadeiramente personalizado.

Equipamentos utilizados na cirurgia a laser com iLASIK.

  • iDesign e WaveScan – equipamentos que realizam os exames pré-operatórios utilizando a tecnologia wavefront para criar uma cirurgia única para cada paciente com base na impressão digital de cada olho.
  • Laser de Femtossegundo – iFS – o laser usado na criação do flap protetor para o LASIK é conhecido como Laser de Femtossegundo. Através do método Intralase, pulsos de luz passam através da córnea formando bolhas microscópicas fazendo uma delicada separação no tecido criando o flap protetor. Este método irá proporcionar uma recuperação mais rápida para o paciente.
  • VISX S4 IR – é o laser refrativo (Excimer Laser) que, a partir dos exames pré-operatórios e o cálculo cirúrgico determinado pelo médico, irá corrigir o grau e as aberrações de categoria maior ou alta ordem.
Plataforma iLasik

Equipamentos para cirurgia iLASIK

O que esperar com o procedimento iLASIK

1. Avaliação dos Olhos

  • Seu médico irá realizar uma avaliação que normalmente leva de 30 a 60 minutos e ajudará a determinar se ​
você é um candidato para o procedimento iLASIK.
  • Esta avaliação envolve uma variedade de exames pré-operatórios e testes indolores para verificar a saúde dos seus olhos e para que ​
se observe suas características individuais.
Explicação do procedimento iLasik

Explicação de cirurgia iLASIK

2. Durante o procedimento

  • Você receberá gotas de colírio para anestesiar seus olhos e, se necessário, uma medicação para relaxar antes de iniciar o procedimento.
  • Você estará acordado(a) durante todo o procedimento iLASIK.
  • O procedimento iLASIK é uma técnica de superfície onde o laser atua com precisão na parte externa do olho. Não há cortes nem agulhas, sendo este um procedimento não invasivo.
  • Normalmente, os dois olhos são tratados no mesmo dia, sendo um por vez. Inicia-se com o olho esquerdo e em seguida com o olho direito
  • Com seu olho anestesiado, o médico irá colocar um separador de pálpebras para impedir que se pisque. Em seguida, seu olho será imobilizado e o cirurgião irá aplicar o laser de femtossegundo para criar o flap protetor na sua córnea. Agora, o olho está pronto para o tratamento (correção do grau) ​
com o segundo laser.
  • O segundo laser é o VISX S4 IR. Este equipamento será usado para remodelar a córnea com base em sua necessidade única e características ​
de seu olho para corrigir o grau.
  • Por último, o médico irá lavar a superfície do olho, pingar alguns colírios, reposicionar a película protetora (flap) do LASIK e concluir o procedimento iLASIK.
Correção da visão

Etapa 1 – confecção do flap com laser femtossegundo | Estapa 2: correção do grau com o excimer laser VISX S4

3. Depois do procedimento

  • O procedimento é geralmente concluído em cerca de 20 minutos.
  • Muitas pessoas notam uma melhora significativa na visão quase imediatamente.
  • Você receberá instruções pós-operatórias para o seu processo de recuperação.
  • Seu médico irá agendar consultas de pós-operatório e exames onde é muito importante que você compareça.

Havendo disponibilidade, é possível o paciente realizar consulta, exames e cirurgia no mesmo dia. Além disso, geralmente, os pacientes optam por realizar o procedimento nos dois olhos ao mesmo tempo sendo liberado para ir pra casa imediatamente após o procedimento usando apenas um óculos escuro para proteção dos raios UVA e UVB.

Não é recomendado, aos pacientes que realizam a cirurgia refrativa a laser, dirigir após o procedimento. Nestes casos recomendamos que tragam um acompanhante em condições de dirigir.

Perguntas e respostas sobre cirurgia a laser com a solução iLASIK

1. Qualquer paciente pode fazer cirurgia refrativa com Intralase?

Não. Por exemplo: os pacientes que já realizaram cirurgia refrativa com a técnica lasik anteriormente e os pacientes submetidos à cirurgia com bisturi de diamante (RK), deverão ser avaliados pelo médico cirurgião.

2. Qual a diferença do Lasik convencional e o LASIK com Intralase?

No LASIK, o médico faz a cirurgia manualmente utilizando o microcerátomo e o corte é feito com lâmina; já no iLASIK, o flap é feito sem lâmina (através do laser de Femtossegundo), com o resultado muito mais previsível.

3. Quais são as vantagens do iLASIK?

Flap uniforme, cicatrização mais rápida, sem contato com lâminas, flap programado por computador, flap de 10 a 15 segundos, maior preservação de estroma (córnea) e o mais importante: previsibilidade.

4. É possível fazer uma cirurgia convencional e depois, se necessário, fazer um retoque com Intralase?

O recomendado é que a primeira cirurgia já seja feita com Intralase, mas caso a cirurgia seja antiga e feita com PRK ou RK, o médico poderá avaliar a possibilidade de ser feito com o Intralase.

5. Qual é a diferença de espessura do flap manual para o Intralase?

O manual com microcerátomo pode variar de 120 a 180 micras, já o Intralase pode ser feito até com 100 micras, além de ter a mesma espessura do começo ao fim e ser feito exatamente como o médico programou  – diferente do tratamento manual, que pode variar muito.

6. O pós-operatório é igual ao do lasik?

Sim, o pós-operatório é bem tranquilo, sendo que no dia seguinte após o retorno com o médico, o paciente já executa a maior parte das atividades do seu dia-a-dia.

7. Os colírios pós-operatórios são os mesmos?

Sim, os colírios são os mesmos do lasik convencional.

8. Todos os médicos que realizam o lasik podem fazer o iLASIK?

Não, somente os médicos que foram certificados.

9. O Método IntraLase é aprovado ou ainda está sendo testado?

A tecnologia IntraLase existe desde 2001. Até hoje, já foi usada em mais de dois milhões de procedimentos ao redor do mundo e é aprovada pelos órgãos americano (FDA) e brasileiro (ANVISA).

10. Os convênios cobrem esse procedimento?

Não, os convênios não cobrem. Porém, temos facilidades e várias formas de pagamento para cada caso.

11. É caro? Como faço se estou longe da Clínica?

A Clínica Balestro está localizada na cidade de Estrela, Rio Grande do Sul. Todos os nossos tratamentos são flexibilizados para que o valor do investimento feito seja compatível com a sua agenda financeira. Além disso, estamos preparados para realizar consulta, exames e eventual procedimento no mesmo dia.